sábado, 15 de março de 2014

TOMARA QUE DÊ CERTO ISSO AQUI...

Novo secretário garante transformar o RN em um dos estados mais seguros do País

General Monteiro tomou posse no início desta tarde em substituição a Aldair da Rocha, exonerado por não atingir objetivos esperados. Foto: Wellington Rocha
O General Eliéser Girão Monteiro Filho tomou posse nesta sexta-feira (14), como o novo titular da Secretaria do Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). A cerimônia aconteceu no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Secretaria de Justiça e Cidadania do RN (Sejuc), Júlio César Queiroz.

Durante toda a semana, General Monteiro se reuniu com o ex-secretário da pasta, Aldair da Rocha, para ficar a par de tudo o que vinha sendo feito pela segurança do Estado. No discurso de posse, Monteiro se mostrou feliz com a nova oportunidade, mas ciente de que irá precisar do apoio da sociedade e dos outros órgãos do Estado para conseguir melhorar o momento atual da segurança no RN, que em 2013 teve mais de 1,6 mil homicídios e somente este ano já ultrapassou a marca de 300 mortes intencionais.
“Fazer segurança não é fácil. Já conheci todos os órgãos que fazem parte do sistema de segurança do Rio Grande do Norte e deixei bem claro para eles que precisamos nos unir para avançar na segurança do Estado. O órgão principal sempre será a Sesed, mas ela não funcionará sem os outros. A sociedade também precisa ajudar, denunciando. Precisaremos do apoio de todos”, destacou.
Na cerimônia, o General apresentou parte de sua equipe. O Coronel José Ricardo Godim, que será o secretário adjunto, além do Coronel Ulisses, que será o chefe de inteligência da Sesed. Outros nomes devem ser anunciados nos próximos dias, mas todos já estão trabalhando. “Tenho comigo pessoas de minha inteira confiança. Os trabalhos já estão sendo feitos, mas preciso de um voto de confiança de toda a sociedade, pois não vai ser de uma hora para outra que a situação irá melhorar. Falhas sempre irão acontecer, mas tenho certeza que, até o final de nossa administração, podemos transformar o RN em um dos melhores estados do Brasil em relação à segurança”, destacou.
Natural de Fortaleza (CE), o General Monteiro, de 59 anos ingressou no Exército Brasileiro em 1973. Formado em Ciências Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, General Monteiro foi adjunto e chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo de Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.
A governadora Rosalba Ciarlini se mostrou satisfeita por ter o General Monteiro como novo titular da pasta. “Quando eu conversei com ele (General) fiquei impressionada com tudo o que ele já tinha feito, com o currículo dele. Tenho certeza que ele é a pessoal certa para melhorar a segurança do Rio Grande do Norte”, frisou. Sobre os motivos que levaram à exoneração de Aldair da Rocha, Rosalba escolheu expressões ‘futebolísticas’ para explicar a decisão.
“Quando um time de futebol não está atingindo os objetivos, é precisa fazer algumas mudanças e normalmente sempre acaba sobrando para o técnico. No caso da Secretaria de Segurança foi assim. A equipe não estava conseguindo atingir os objetivos. A segurança do Estado não estava avançando, diferentemente de outras áreas do RN. Então resolvemos convocar um novo técnico, fazer uma nova equipe e acredito que fizemos a escolha certa”.
JORNAL DE HOJE

Nenhum comentário: