terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NOTÍCIA BOA PARA OS MORADORES DA ZONA RURAL

Prefeitura vai instalar quatro dessalinizadores na zona rural

A Prefeitura de Upanema vai realizar mais uma importante ação para garantir acesso à água na zona rural. Depois de anunciar a perfuração de cinco poços, a prefeitura, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Água Doce, e o Governo do Estado, vai instalar quatro dessalinizadores que irão beneficiar seis localidades rurais: Padre Pedro, São Manoel, São Sebastião, Sabiá, Sombreiro e Monte Alegre.
Na última quarta-feira, 11, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hermes Freire, acompanhado da técnica a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Dilma Lucas, e da consultora do Programa Água Doce, Rafaela Arcila, realizou reuniões com os moradores dos projetos de assentamentos para anunciar a instalação dos equipamentos.
A escolha dos locais de instalação dos dessalinizadores se deu por critérios técnicos. Estudos aprontaram alto teor de sal na água dos poços tubulares dessas localidades. “Em longo prazo essa concentração de sal pode prejudicar a saúde das famílias que consomem essa água”, observou Dilma Lucas. As comunidades de São Manoel e São Sebastião, além de Sabiá e Sombreiro, irão compartilhar o equipamento.
Os dessalinizadores irão beneficiar mais de 400 famílias e a previsão é que estejam instalados até março de 2014, informou Dilma. A iniciativa é uma parceria entre as três esferas do poder público, Município, Estado e União. A Prefeitura de Upanema vai ser responsável pela manutenção dos equipamentos, incluindo a contratação de operadores que devem ser das comunidades beneficiadas.
Os dessalinizadores não garantirão apenas acesso à água de qualidade, como também propiciarão novas investidas pelo homem do campo. “A água salgada poderá ser aproveitada para a produção de Tilápia e de alimentos para o rebanho. A prefeitura garante toda a assistência técnica para isso”, ressaltou Hermes Freire.
O Programa – O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.
FONTE: Site da PMU

Nenhum comentário: