sábado, 15 de março de 2014

Bispo de Natal comenta mudanças na Igreja no pontificado do papa Francisco

O papa Francisco comemora essa semana um ano de pontificado. Para falar sobre as mudanças na Igreja Católica, o bispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha foi o entrevistado desta sexta-feira (14) no programa RN Acontece da Band.

“O papa Francisco conquistou a comunidade católica, a comunidade mundial com aprovação elevada em todas as religiões. A postura dele, com a mentalidade aberta para o diálogo e isso tem tido aprovação”, comenta Dom Jaime.
Para Dom Jaime, o papa Francisco “vive o evangelho” como uma prática de vida. “A identificação dele [o papa] com Francisco e dentro do contexto de pobreza e simplicidade, Francisco vai mandando a mensagem para o mundo”, detalha.
Sobre as mudanças na Igreja Católica como o combate a pedofilia e corrupção, Dom Jaime comentou. “É válido que a igreja reflita sobre esses temas: o combate à pedofilia, a corrupção e a transparência, com zelo pelo que é da comunidade, a prestação de contas e uma série de posturas e ainda administrativamente”, frisa.

Esse ano, o tema da campanha da fraternidade é o tráfico humano. Sobre o assunto, Dom Jaime comentou. “Nós vivemos numa sociedade que talvez nem se perceba [o tráfico humano] porque ocorre de forma muito sofisticada, que envolve muita influencia e dinheiro.” É a terceira fonte de renda do mundo e esse tema se relaciona muito com o evento da Copa do Mundo. Tem que haver a vigilância da comunidade e da Igreja Católica para ações contra a prostituição”, comenta.
O bispo falou sobre a programação da campanha da fraternidade. “Já fizemos o lançamento da campanha e cada paróquia tem sua programação. A campanha é feita durante o ano inteiro, mas é mais intensificada no período da quaresma”, comenta.
Recentemente, o Rio Grande do Norte “ganhou” mais um bispo que irá trabalhar em Caicó. “No próximo dia 10 de maio, o novo bispo será ordenado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro e no dia 24 de maio, irá tomar posse em Caicó”, comentou.
No final da entrevista, o bispo deixou uma mensagem ao lembrar do papa. “Estaremos abertos para a sociedade, para o diálogo”, garante.

nominuto.com

Nenhum comentário: