terça-feira, 12 de agosto de 2014

Selo Unicef: Upanema ganhou ontem dois Núcleos de Cidadania dos Adolescentes

A Prefeitura de Upanema e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdica) realizaram, nesta segunda-feira, 11, o 1° Fórum para instalação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Upanema (NUCA) com o tema “Participação dos adolescentes nas políticas públicas”. O NUCA é uma das ações estratégicas de participação social para a conquista do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016.
O Fórum contou com a participação da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Leonilde Sobra, que representou o prefeito Luiz Jairo; vereadores Ibamar Costa (PR) e Aisamaque Dalyton (PT); articuladora local do Selo Unicef, Josenilda Costa; presidente do Comdica, Josadaque Carlos; Francinete Nunes, representando a Secretaria de Assistência Social; conselheiro tutelar George Inácio, representando o Conselho Tutelar; coordenadora das Equipes do Saúde da Família, Luíza Costa, representando a Secretaria de Saúde; secretário municipal de Assistência Social de Campo Grande, Jean Carlos Vieira, que apresentou uma palestra sobre o NUCA, estudantes adolescentes, professores, diretores de escolas e outros servidores municipais.
DSC_2969O Fórum foi aberto com a execução dos hinos municipal de Upanema e nacional brasileiro pela Banda Filarmônica Ivaldete Basílio. A Fanfarra Ritmos da alegria também se apresentou na recepção dos participantes.
Leonilde Sobral destacou que o Nuca estava sendo criado para ser o espaço para de discussão dos direitos e deveres dos adolescentes. “Temos algumas metas a atingir, como a redução da evasão e reprovação escolar, e somente juntos, com a participação dos adolescentes, será possível reverter esse quadro”, reconheceu.
Francinete Nunes disse que a criação do Nuca era um momento significativo, a criação de um espaço para discutir e refletir sobre as diversidade. “Todos vocês (adolescentes) devem aproveitar esse espaço, pois essa é oportunidade que vocês têm de participar e decidir”, ressaltou.
Josenilda chamou a atenção dos adolescentes para os seus direitos e deveres. “Vocês têm o direito de ter um ônibus novo, mas também têm a obrigação de cuida deste ônibus”, exemplificou. Ela também cobrou a participação de todos os adolescentes nessas discussões. “Essa é a hora de vocês mostrarem sua voz”, ressaltou.
DSC_2880Luíza Costa falou sobre o Selo Unicef e a importância da participação dos adolescentes em todo o processo de ‘conquista desse reconhecimento internacional’.
Jean Carlos Vieira informou que o município de Campo Grande busca o Selo Unicef pela segunda vez. “O selo é importante para o coletivo e não apenas para o prefeito. Se Upanema conseguir, todos vão sair ganhando, especialmente as crianças e adolescentes”, opinou.
O secretário falou sobre os passos para organizar o NUCA e as ações a serem realizadas, como a mobilização dos adolescentes, fanpage e música tema do grupo, oficinas, mapeamento das oportunidades para os adolescentes, entre outras.
DSC_2914Diante da demanda, foram criados dois Núcleos de Cidadania dos Adolescentes, cada um com 15 adolescentes, que passarão a acompanhar as necessidades e cobrar providências para que todos os adolescentes de Upanema tenham acesso a política públicas.
O estudante do 7° Ano da Escola Estadual Alfredo Simonetti, Adiel Bruno, 13 anos, topou o desafio de participar do Nuca e espera poder contribuir para melhorar a vida de todos os adolescentes. “Vou participar porque é uma oportunidade que a gente tem de debater nossas demandas. Espero que a nossa atuação possa fazer bem a sociedade em geral”, declarou.

PREFEITURA DE UPANEMA

Nenhum comentário: