segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Menos da metade dos candidatos do RN possui ensino superior completo

Menos da metade dos 352 candidatos Rio Grande do Norte aptos a concorrer nas eleições deste ano possui ensino superior completo. São 170 candidatos com curso superior concluído, o que corresponde a 48,3% do total. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram ainda que 46 candidatos não chegaram a concluir o ensino médio.
Grau de instruçãoNúmero de candidatos
Lê e escreve10
Ensino fundamental incompleto7
Ensino fundamental completo16
Ensino médio incompleto13
Ensino médio completo103
Ensino superior incompleto33
Ensino superior completo170
 O TSE divide o grau de instrução dos candidatos pelos seguintes níveis: lê e escreve; ensino fundamental incompleto; ensino fundamental completo; ensino médio incompleto; ensino médio completo; superior incompleto; e superior completo.

No Rio Grande do Norte, todos os candidatos ao governo possuem ensino superior. Três dos cinco candidatos - Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD) e Araken Farias (PSL) - são advogados. Simone Dutra (PSTU) é formada em enfermagem e o Professor Robério Paulino (PSOL) graduado em economia.

Entre os candidatos a vice-governador, apenas um não possui ensino superior, situação igual aos concorrentes do Senado. No cargo de primeiro suplente de senador, todos os cinco candidatos concluíram o curso superior. Na segunda suplência de senador, um candidato não concluiu o ensino superior.

Nos cargos de deputado federal e estadual, que possuem mais postulantes, a proporção é menor. Dos 83 candidatos a deputado federal, 55,4% possuem curso superior. Enquanto isso, 43,3% dos 244 candidatos a deputado estadual concluíram o ensino superior, e 33,6% possuem apenas o ensino médio completo.

FONTE: G1RN

Nenhum comentário: