segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CUIDADO COM SEU DINHEIRO!!!

Início de ano lembra pagamento de impostos como IPTU, IPVA, compras com cartão de crédito, material escolar e, claro, liquidação. Tudo isso já virou tradição para o brasileiro. 
De acordo com o economista Adelmo Freire, da Associação Comercial do Rio Grande do Norte, apesar de serem atrativas, as liquidações devem ser aproveitadas com "moderação". 
"O consumidor ficar atento antes de efetuar as suas compras, fazer uma pesquisa antes da compra é sempre uma ótima recomendação pois existem o conhecido preço metade do dobro ou com preço maquiado", destaca.
Na lista das dicas para aproveitar esse momento - em que os preços ficam menores e não comprometer o orçamento familiar - é necessário seguir as orientações como:
 - Pesquisar em diversas lojas antes de tomar a decisão;
- Nada de compra por impulso , só porque o preço está atrativo;
- Sem pressa, avalie bem a mercadoria , no caso de roupa prefira as mais clássicas e de cores neutras;
- Cuidado com a famosa PAGUE 2 LEVE 3, veja se compensa;
- Análise bem o produto se não tem defeitos ou se é produto em exposição;
- Verificar se o estabelecimento possui sistema de troca;
- Nunca deixe de pedir a Nota Fiscal;

Os economistas destacam ainda a importância do controle financeiro. Por exemplo um jovem solteiro universitário morando com os pais pode gastar mais do que uma pessoa casada com filhos , mas existe uma regra básica para poder gerenciar as despesas: transporte, vestuário e alimentação 25%; moradia 20%; educação 20% e lazer 15%. Além da poupança  e fundo de Aposentadoria 20%.
"Apesar de ser um cenário ideal para os gastos pessoais entendo que fica muito fora da realidade da maioria das pessoas , com isso é tentar manter o equilíbrio entre os gastos e necessidades com o salário", destaca Adelmo Freire.
Fonte: Nominuto

Nenhum comentário: