terça-feira, 13 de outubro de 2015

Luiz Jairo participa de audiência pública sobre a interiorização do turismo potiguar

IMG-20151010-WA0000O prefeito Luiz Jairo participou, nesta sexta-feira (9), de audiência pública que debateu as potencialidades econômicas e turísticas das regiões do interior do Rio Grande do Norte realizada no prédio da Governadoria. O debate contou com a participação de representantes de entidades ligadas ao turismo e comércio, além de prefeitos e secretários de município. A audiência foi uma proposta do deputado estadual Souza Neto (PHS).
“Esperamos que esse discurso possa se transformar em realidade através de um projeto que seja de estado e não de governo. É preciso descentralizar investimentos e gerar oportunidade nas mais diversas regiões. A interiorização do desenvolvimento é imprescindível, o RN precisa repensar seu modelo de IMG-20151010-WA0001desenvolvimento, centrado apenas na região metropolitana. É preciso criar um calendário regional de eventos e investir”, destacou o deputado.
Representante da Federação das Indústrias do RN, Helder Maranhão, destacou a necessidade de descentralização do desenvolvimento econômico no estado. “Apesar de o turismo não ser uma atividade natural da Fiern, trabalhamos para isso. Tudo com identificação de oportunidades, promovendo pesquisas, palestras e outras atividades. Propomos a realização de um pacto político e social pelo RN”, disse.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Otomar Cardoso Jr, falou sobre a expectativa quanto à ativação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). “Precisamos resgatar a identidade cultural do Rio Grande do Norte e trabalhar essa imagem. Assim como o perfume francês, o uísque escocês, temos o bordado e o queijo do Seridó, só para citarmos dois exemplos”, disse.
Uma melhor apropriação dos instrumentos de planejamento foi enfatizado pela subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela. “É preciso haver uma integração das três esferas da administração pública, além da contribuição dos poderes, setor privado e sociedade”, disse.
Luiz Jairo ressaltou a importância da audiência pública para que Upanema possa ser inserida no roteiro do turismo regional. “Cada município deve estudar seus potenciais turísticos e tentar viabilizar recursos para a infraestrutura necessária, bem como organizar um calendário de eventos levando em conta as comemorações tradicionais e divulga-las bem de forma que possam atrair turistas de todo o estado e até de fora”, destacou o prefeito.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário: