quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Ford Ecosport, o SUV pioneiro da Ford

 

Veja a história por trás do primeiro SUV brasileiro



Foto: Pixabay

 

Com a chegada da década de 2000, a Ford via o início de um grande desafio: a necessidade de se reinventar no Brasil. Naquela época, o mercado enfrentava a queda na venda nas peruas e o aumento da busca por modelos com um grande porte e destaque visual, fora das estradas.

 

Seguindo a linha de produção da Europa, a primeira novidade a aparecer por aqui em 2001 foi o Ford Fusion, um pouco maior e mais robusto do que os modelos da marca até então.

 

Foi então que durante o Salão do Automóvel de 2002, o Ford Ecosport apareceu pela primeira vez, como resultado do projeto Amazon. A novidade até então era uma aposta da Ford no segmento dos aventureiros.

 

Assim como o Fusion, o Ecosport foi desenvolvido a partir da plataforma do Fiesta. Com design esportivo e aerodinâmico, o novo modelo tem um porte bem mais compacto. São 4,26m de comprimento com estepe, 1,76 de largura, 1,69m de altura e 2,52 de entre eixos. São 356 litros de porta-malas e 52 litros no tanque de gasolina.

 

Desenvolvida apenas para o Brasil, o Ecosport teria sua produção realizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, mas acabou sendo transferida para Camaçari, na Bahia. A aposta no desenvolvimento de um novo modelo abriu as portas para um lançamento no segmento de SUV.

 

Logo no seu lançamento, foram apresentadas três versões:  XL, XLS, XLT. Ambas contavam com duas opções de motor, a 1.0 Supercharger e a 1.6 ZeTec Rocam.

 

Já no ano seguinte chegou a versão 4x4 com o motor 2.0 Duratec de 143 cavalos. A partir de 2005, a edição limitada freestyle foi incluída na versão de produção. Por outro lado, com a produção em larga escala de motores bicombustíveis, o Supercharger foi descontinuado. Agora que você já conhece mais sobre a história da Ecosport, veja o que observar na compra de um modelo usado:

 

 

VERSÕES

 

Embora o Ecosport receba atualizações anualmente, escolher o modelo ideal não tem segredo. Isso porque a Ford mantém três versões base no mercado, que também podem ser encontradas com facilidade na revenda. São elas: a AT, a Freestyle e a Freestyle AT.

 

O Ecosport AT conta com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida e frenagem de emergência.  Possui volante com controle de áudio, SYNC media system com rádio, entradas USB, tela multifuncional de 3,5 polegadas com applink, bluetooth, além de comandos de áudio e voz e piloto automático.

 

No Ecosport Freestyle, o modelo conta com SYNC media system, trava elétrica das portas, sistema antifurto, além de controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida e frenagem de emergência. Também apresenta ar-condicionado automático, luzes em LED, assoalho móvel no porta-malas, rodas de liga leve aro 16 polegadas, câmera de ré, teto e colunas em preto, volante em couro e bancos em tecido e couro.

 

No Ecosport Freestyle AT, é possível encontrar todos os itens da versão Freestyle, além de transmissão automática de seis marchas com mudanças na alavanca e piloto automático.

 

FICHA TÉCNICA

 

Ao manter três versões no mercado, a Ford consegue diminuir os custos de atualização em equipamentos e mecânica, além de manter o modelo acessível para cada necessidade, inclusive para quem busca um veículo seminovo.

 

Assim, todas as versões apresentam uma grande quantidade de itens de série, além de bagageiro no teto, ganchos para reboque e dois airbags frontais.

 

No exterior, possui grade hexagonal com frisos cromados ou pretos, faróis duplos em LED, faróis de neblina. Tem um capô curto, com para-brisa inclinado, vigia na coluna A, retrovisores com repetidores de ação apoiados nas portas.

 

Na versão Freestyle é possível notar algumas diferenças no design. Os retrovisores, as colunas e o teto são pretos, além da presença de barras longitudinais e teto solar opcional.

 

As lanternas tem acabamento cromado e são cortadas pela tampa. Já a tampa também conta com acabamento cromado, além de refletores e luzes de ré. As rodas são de liga aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16, com tons escuros na Freestyle.

 

No interior, o Ecosport tem um painel moderno e espaço interno mediano, principalmente na acomodação na parte de trás do veículo. Em relação ao acabamento são três versões: o escurecido, o preto e o laranja, conforme a versão.

 

No painel mostradores analógicos bem espaçados, velocímetro, conta-giros, nível de combustível, temperatura da água, além de display central com computador de bordo. Além do sistema SYNC, o Ecosport conta com um sistema de emergência que liga para o SAMU automaticamente em casos de acidente.

 

Tem ainda ar-condicionado automático, duas entradas USB e console com seletor de marchas manual. No volante, há a presença de paddle shifts. O porta luvas tem tamanho médio, as portas com acabamento em tecido e os vidros com controle automático.

 

 

MANUTENÇÃO, REVISÃO E REVENDA

 

Uma das vantagens do Ecosport ser um veículo brasileiro está na manutenção. As peças de reposição são acessíveis e a mecânica conhecida entre os profissionais especializados.

 

Entre os modelos de sua categoria, é o que apresenta o custo de manutenção mais barato, o que garante o custo-benefício ao proprietário que pode apostar nos trajetos urbanos sem medo de surpresas na hora dos cuidados.

 

A revisão varia de acordo a quilometragem, se mantendo entre as mais competitivas do mercado. A partir de 10.000 km São R$ 569,00. Já aos 60.000 km são R$ 989,00, totalizando o ciclo com um custo de R$ 4.824,00.

 

Outro ponto importante é a revenda. Com diversas opções em SUV no mercado, o Ecosport se mantém relevante também nos modelos usados. É um dos compactos com menor depreciação do valor no mercado, perdendo na média de 11,1% do valor após o primeiro ano.

 

Entre os fatores que contribuem para os bons resultados estão o baixo custo de manutenção, o bom desempenho e a qualidade do modelo, com conforto e estilo.

 

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