Veja a
história por trás do primeiro SUV brasileiro
Foto: Pixabay
Com a chegada da década de 2000, a
Ford via o início de um grande desafio: a necessidade de se reinventar no
Brasil. Naquela época, o mercado enfrentava a queda na venda nas peruas e o
aumento da busca por modelos com um grande porte e destaque visual, fora das
estradas.
Seguindo a linha de produção da
Europa, a primeira novidade a aparecer por aqui em 2001 foi o Ford Fusion, um
pouco maior e mais robusto do que os modelos da marca até então.
Foi então que durante o Salão do
Automóvel de 2002, o Ford
Ecosport apareceu pela primeira vez, como resultado do projeto
Amazon. A novidade até então era uma aposta da Ford no segmento dos
aventureiros.
Assim como o Fusion, o Ecosport foi
desenvolvido a partir da plataforma do Fiesta. Com design esportivo e
aerodinâmico, o novo modelo tem um porte bem mais compacto. São 4,26m de
comprimento com estepe, 1,76 de largura, 1,69m de altura e 2,52 de entre eixos.
São 356 litros de porta-malas e 52 litros no tanque de gasolina.
Desenvolvida apenas para o Brasil, o
Ecosport teria sua produção realizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, mas
acabou sendo transferida para Camaçari, na Bahia. A aposta no desenvolvimento
de um novo modelo abriu as portas para um lançamento no segmento de SUV.
Logo no seu lançamento, foram
apresentadas três versões: XL, XLS, XLT.
Ambas contavam com duas opções de motor, a 1.0 Supercharger e a 1.6 ZeTec
Rocam.
Já no ano seguinte chegou a versão
4x4 com o motor 2.0 Duratec de 143 cavalos. A partir de 2005, a edição limitada
freestyle foi incluída na versão de produção. Por outro lado, com a produção em
larga escala de motores bicombustíveis, o Supercharger foi descontinuado. Agora
que você já conhece mais sobre a história da Ecosport, veja o que observar na
compra de um modelo usado:
VERSÕES
Embora o Ecosport receba atualizações
anualmente, escolher o modelo ideal não tem segredo. Isso porque a Ford mantém
três versões base no mercado, que também podem ser encontradas com facilidade
na revenda. São elas: a AT, a Freestyle e a Freestyle AT.
O Ecosport AT conta com controle
eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida e frenagem de
emergência. Possui volante com controle
de áudio, SYNC media system com rádio, entradas USB, tela multifuncional de 3,5
polegadas com applink, bluetooth, além de comandos de áudio e voz e piloto
automático.
No Ecosport Freestyle, o modelo conta
com SYNC media system, trava elétrica das portas, sistema antifurto, além de
controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida e frenagem
de emergência. Também apresenta ar-condicionado automático, luzes em LED,
assoalho móvel no porta-malas, rodas de liga leve aro 16 polegadas, câmera de
ré, teto e colunas em preto, volante em couro e bancos em tecido e couro.
No Ecosport Freestyle AT, é possível
encontrar todos os itens da versão Freestyle, além de transmissão automática de
seis marchas com mudanças na alavanca e piloto automático.
FICHA
TÉCNICA
Ao manter três versões no mercado, a
Ford consegue diminuir os custos de atualização em equipamentos e mecânica,
além de manter o modelo acessível para cada necessidade, inclusive para quem
busca um veículo seminovo.
Assim, todas as versões apresentam
uma grande quantidade de itens de série, além de bagageiro no teto, ganchos
para reboque e dois airbags frontais.
No exterior, possui grade hexagonal
com frisos cromados ou pretos, faróis duplos em LED, faróis de neblina. Tem um
capô curto, com para-brisa inclinado, vigia na coluna A, retrovisores com
repetidores de ação apoiados nas portas.
Na versão Freestyle é possível notar
algumas diferenças no design. Os retrovisores, as colunas e o teto são pretos,
além da presença de barras longitudinais e teto solar opcional.
As lanternas tem acabamento cromado e
são cortadas pela tampa. Já a tampa também conta com acabamento cromado, além
de refletores e luzes de ré. As rodas são de liga aro 16 polegadas com pneus
205/60 R16, com tons escuros na Freestyle.
No interior, o Ecosport tem um painel
moderno e espaço interno mediano, principalmente na acomodação na parte de trás
do veículo. Em relação ao acabamento são três versões: o escurecido, o preto e
o laranja, conforme a versão.
No painel mostradores analógicos bem
espaçados, velocímetro, conta-giros, nível de combustível, temperatura da água,
além de display central com computador de bordo. Além do sistema SYNC, o
Ecosport conta com um sistema de emergência que liga para o SAMU
automaticamente em casos de acidente.
Tem ainda ar-condicionado automático,
duas entradas USB e console com seletor de marchas manual. No volante, há a
presença de paddle shifts. O porta luvas tem tamanho médio, as portas com
acabamento em tecido e os vidros com controle automático.
MANUTENÇÃO,
REVISÃO E REVENDA
Uma das vantagens do Ecosport ser um
veículo brasileiro está na manutenção. As peças de reposição são acessíveis e a
mecânica conhecida entre os profissionais especializados.
Entre os modelos de sua categoria, é
o que apresenta o custo de manutenção mais barato, o que garante o
custo-benefício ao proprietário que pode apostar nos trajetos urbanos sem medo
de surpresas na hora dos cuidados.
A revisão varia de acordo a quilometragem,
se mantendo entre as mais competitivas do mercado. A partir de 10.000 km São R$
569,00. Já aos 60.000 km são R$ 989,00, totalizando o ciclo com um custo de R$
4.824,00.
Outro ponto importante é a revenda.
Com diversas opções em SUV no mercado, o Ecosport se mantém relevante também
nos modelos usados. É um dos compactos com menor depreciação do valor no
mercado, perdendo na média de 11,1% do valor após o primeiro ano.
Entre os fatores que contribuem para
os bons resultados estão o baixo custo de manutenção, o bom desempenho e a
qualidade do modelo, com conforto e estilo.
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