sábado, 14 de setembro de 2013

PRESTE MUITA ATENÇÃO NISSO AQUI...

Resolvi fugir dos temas habituais deste blog, para hoje falar de uma situação que já se tornou comum em nossa cidade e é extremamente preocupante: menores dirigindo carros e motos indiscriminadamente e perigosamente pelas ruas da cidade.   As leis existem para diminuir conflitos e proteger o cidadão. Algumas pessoas se sentem melhores do que as outras e teimam em infligir as normas, que foram elaboradas para manter a harmonia no nosso Estado Democrático de Direito. Pais, geralmente com bom poder aquisitivo, presenteiam os filhos menores de idade com veículos cuja a legislação não permite que dirijam. Estes pais, na ânsia de dar mais liberdade aos filhos e oferecer a eles o que não tiveram, acabam enviando os mesmos para um encontro antecipado com a morte.
A proibição de menores dirigirem existe justamente pelo fato de os mesmos não possuírem maturidade para conduzir veículos. Podem alegar que nos Estados Unidos a carteira de motorista pode ser adquirida aos dezesseis anos, mas a realidade social é outra e o nível de educação também. Prova da imaturidade dos jovens brasileiros é que assim que colocam as mãos no veículo, passam a praticar todo tipo de barbárie como empinar motocicleta, dirigir em alta velocidade e muitas vezes embriagados.
Tem pais que acham bonito, um símbolo de liberdade e muitas vezes de masculinidade o filho dirigir feito louco pelas ruas colocando em risco a própria vida e a de terceiros. É revoltante! Pense em uma mulher, poderia ser sua esposa, sua mãe ou  sua filha,  voltando para casa, após um árduo dia de trabalho, pensando nos filhos e no descanso. De repente é surpreendida por um adolescente inconsequente, que tentando impressionar os amigos da mesma idade, acaba por chocar a moto contra esta mulher.
Vidas são destruídas todos os dias pela inconsequência destes condutores que tem nos pais uma co-autoria, pois cabe a eles a função de educar e de ensinar o bom convício social para os filhos.  Acontece que o brasileiro tem o péssimo hábito de achar que as desgraças só acontecem com os outros. São muitos os pais que tiveram que jogar terra sobre o caixão dos filhos enquanto se lembravam do maldito dia em que resolveram presenteá-lo com uma motocicleta ou emprestar as chaves do carro para um simples passeio com a namorada.
Esta situação já se tornou  corriqueira na nossa cidade e o que acho mais estranho que aparentemente em nossa cidade não está havendo fiscalização por parte da Polícia Militar, um fato que não posso deixar de mensurar e que existe um carro locado pela Prefeitura de Upanema onde um menor é quem  conduz livremente aquele veículo, cadê o pai dela que deveria se impor e ao mesmo tempo finge que nada acontece e entrega a motocicleta a filha, não vou me estender mas posso afirmar que a nossa cidade está sem lei e falta a fiscalização por parte da Polícia Militar, Ministério Publico, Polícia Cívil, Conselho Tutelar  e principalmente pelos pais que são irresponsáveis em entregar um veiculo ao seu filho. Acredito que a repressão deva sim existir, mas não  podemos deixar de atentar para a queda de alguns valores morais que são fundamentais para uma existência pacífica entre os seres humanos. Um deles é o respeito pela vida.  Principalmente a do outro.
O leitor que achar que se trata de um texto dramático e sensacionalista pode acessar a internet e digitar no google “acidentes com veículos ”, acredito que as fotos que surgirão serão suficientes para mostrar os sérios riscos a que estão expostos nossos adolescentes. Futuros condutores dos rumos de nossa cidade.  Basta também procurar os dados estatísticos para constatarem que o número de mortes, amputações e outras sequelas graves provocados por acidentes de trânsito é cada vez maior.
"Responsabilidade: um fardo descartável e facilmente transferido para os ombros de Deus, do Destino, da Sina, da Sorte, ou do nosso vizinho. Nos tempos da astrologia, era comum descarregá-lo para cima de uma estrela." - Ambroise Bierce

Nenhum comentário: