terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EU ACHO É POUCO ISSO AQUI!!!

Petrobras perde R$ 25 bi em valor de mercado em poucas horas

São Paulo – As ações ordinárias da Petrobras (PETR3) despencavam 10% no primeiro pregão de dezembro, fazendo a estatal perder cerca de 25 bilhões de reais em valor de mercado em poucas horas.
O movimento é reflexo do anúncio da última sexta-feira, no qual a companhia comunicou a elevação do preço da gasolina nas refinarias em 4% e do diesel em 8%. Após o anúncio dos reajustes, o Credit Suisse rebaixou o preço-alvo dos ADRs da Petrobras de 25,00 dólares para 14,00 dólares. “O ano que vem parece agora extremamente delicado para a Petrobras” afirmam Vinicius Canheu e Andre Sobreira em relatório. O aumento de preços foi considerado “tímido”.
“Uma fórmula de precificação opaca não mostra o progresso esperado sobre a metodologia anterior. Ele também levanta a questão de como se pode ter certeza sobre novos aumentos de preços em 2014, um ano eleitoral com as preocupações crescentes sobre a inflação e desvalorização do real. Todas estas questões têm um impacto tangível sobre a empresa”, afirma o relatório. O Credit Suisse classificou a recomendação como underperform (o equivalente a venda).
A XP investimentos, em relatório diário, também recomenda venda. Para a corretora, o reajuste veio um pouco abaixo do esperado pelo mercado. “A companhia permanecerá sendo afetada, destruindo valor para os acionistas, pois diesel representa 42% da composição das receitas com venda de derivados e gasolina representa 24%, esses aumentos trarão pequenas reduções de prejuízos nos resultados da companhia”, afirma relatório diário. A corretora acredita que entre as duas ações (ordinária e preferencial), a ordinária tenderia a sofrer mais, pois não se vislumbra o retorno do pagamento de dividendos para esta classe de ações.

Nenhum comentário: