quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Um escândalo raro revelado no Vaticano

Desta vez, um santo escândalo. Na escalada da noite, jornalistas teriam revelado uma atitude do papa que poderá  chocar o mundo, e que será manchete em todos os jornais do mundo.

Assim como a opção de Jesus pelos pobres foi um escândalo para os judeus, a atitude do papa Francisco - que estaria saindo escondido na escalada da noite, para evangelizar os mendigos da periferia de Roma - é um grande escândalo para o mundo de hoje, sobretudo, para muitos cardeais, bispos e padres.

As palavras comovem, os exemplos arrastam. Isso mesmo. Francisco, com o seu exemplo, tem revelado para todos nós um jeito coerente e ousado de ser cristão nos dias de hoje.

Num mundo extremamente excludente e desumano, marcado por uma cruel desigualdade social e por tanta injustiça, cheiraria a hipocrisia nos identificar por aí como cristão se não nos colocamos na luta em defesa da maioria do povo marginalizado, que tem sua cidadania roubada e seus direitos negados.

Para nós, pode parecer encandaloso, invés, para Francisco, não passa de algo ordinário na sua vida. Antes de ser papa, Bergoglio passava seus finais de semana nas favelas de Buenos Aires, nas capelas, associações e centros comunitários, não somente administrando sacramentos, mas engajado politicamente nas atividades sociais que promovem os pobres a se tornarem sujeitos da mudança que desejam.


Atenção! Possíveis escândalos altamente revolucionários e libertadores ainda poderão vir. Estamos apenas nos primeiros minutos da maior primavera da Igreja dos últimos séculos.

Nenhum comentário: